Cinco dicas para chegar preparado à reunião de condomínio e torná-la mais produtiva

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Profissional explica que esse encontro é fundamental para evitar que os outro moradores decidam algo sobre o lugar que você mora

​​Reunião de condomínio é o típico compromisso que a maioria pensa rapidamente em uma desculpa para não ir, mas quando acontece algum problema ou desentendimento no prédio, logo se arrepende de ter faltado. Isso porque, ao se abster, o condômino deixa de ser inteirado das principais decisões, novas regras, reclamações em comum e isoladas, aprovação de fundos de obras, e muito mais. “Por mais entediante que seja, participar deste encontro é fundamental para evitar que os demais decidam algo sobre o lugar que você mora sem ouvi-lo”, explica Guilherme Barbosa, CEO do Grupaly, aplicativo criado para facilitar a comunicação das pessoas. 

Pensando nisso, Guilherme elaborou algumas dicas para tornar as reuniões de condomínio mais produtivas. São ideias simples, que podem fazer com que este momento seja mais prático e menos cansativo:

Prepare-se:

É essencial se preparar para qualquer reunião e sua assembleia não é diferente, então se você tem uma reunião se aproximando, busque informações sobre os assuntos a serem tratados, você pode até pedir os orçamentos e documentos antes da reunião, analise e veja o que está acontecendo. Evite ao máximo ir para uma reunião esperando uma aula sobre financeiro e querer analisar cada célula do Excel do orçamento durante a reunião, se informe antes e traga pontos importantes para a discussão.

Respeite o fluxo

Essa é uma dica polêmica, porque depende da organização do corpo diretivo do prédio, mas vamos partir da premissa que existe uma organização por parte dos envolvidos na reunião. Sendo assim, respeite o fluxo, eu sei que você se preparou e quer logo falar, mas se o seu assunto não se encaixa em nenhum dos pontos da assembleia, espere até o final quando o “Assuntos Gerais” estiver em pauta. Interferir no fluxo, ou seja, falar sobre limpeza durante a pauta de financeiro só vai fazer a reunião atrasar, quebrar a linha de pensamento e muito possivelmente deixará a reunião mais longa ou “chata”.

Respeite a Organização

Essa dica vale tanto para a assembleia como para o resto da convivência no prédio. Lembre, nós criamos burocracias e processos porque eles funcionam, nada que é “jogado”, “livre” ou “sem responsáveis” funciona. Ou seja, existe uma burocracia que deve ser seguida, não pule etapas, por mais simples que seja, se ela realmente não tem uso, discuta eliminar o processo/burocracia, mas normalmente elas têm um porquê da existência.

Pense sobre sua participação

Sua fala é muito importante, uma visão e solução diferente ou simplesmente dar voz a outras pessoas que estão pensando como você, mas cuidado com sua participação, ela pode atrapalhar mais do que ajuda. Lembre-se da dica do “Fluxo”, você pode ter uma fala acurada e pertinente, contudo, não cabe falar sobre financeiro numa pauta de segurança, sua fala ainda que seja de interesse comum, precisa encontrar o momento correto. Sua participação é essencial para todo o processo, seja por uma posição diferente ou trazer suas dúvidas, contudo, pense se sua fala está adicionando algo na discussão, pois ela pode trazer um novo foco, ideia, solução, mas, ao mesmo tempo, são minutos a mais na discussão e podem gerar conflito desnecessário. A ideia aqui não é limitar, mas pensar e usar com bom senso, ou seja, é o momento correto? Pense nisso antes.

Por último, tendo dito tudo isso e valorizando sua participação, lembre se: A reunião é sobre uma organização do condomínio que é muito parecido com a empresa que você trabalha, então quando discutimos um Orçamento ou “budget” do prédio, entenda que isso é uma pré-aprovação do valor a ser gasto no ano, ou seja, não quer dizer que vamos gastar aquele valor ou até mesmo comprar todos os itens na lista. 

“Já participei de reuniões onde moradores queriam analisar cada uma das células do orçamento, sem lembrar do conceito de orçamento, neste, questionaram o valor que íamos gastar com um notebook para portaria, lembrando que o valor no total não era expressivo e, em simultâneo, você não gosta daquelas notificações de correio, mensagens e comunicados na plataforma do seu condomínio? Não gostamos de informatização? Como o porteiro do prédio vai fazer isso sem um notebook? Então lembre que os conceitos que você conhece fora do seu prédio, podem valer aqui também! Sempre recomendo ler a “pauta” da reunião, se você tem alguma questão, ir atrás antes, esclarecer as dúvidas se possível e trazer tudo isso já analisado, não espere uma aula na assembleia, vá preparado, só nesse quesito acho que quebraremos pela metade o tempo da reunião, apenas discutindo pontos complexos e duvidosos”, finaliza Guilherme. 

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