Uma entrevista com Chef Edil Costa

Nada como uma boa comida regional, não é mesmo? O sabor do sertão é sempre muito marcante, e traz saudade para quem está longe do Brasil. E isso pode ficar ainda melhor quando o sabor nordestino ganha uma influência europeia. É essa a proposta da deliciosa gastronomia Edil Costa.

Edil Costa é executivo por profissão e amante incondicional da gastronomia. Graduado e pós-graduado em gastronomia, mestrando em turismo gastronômico, colunista de gastronomia no jornal ‘O Povo’, professor de gastronomia e proprietário do espaço gastronomia Edil Costa. Nascido em Mossoró, interior do RN, ele traz consigo as memórias afetivas da cozinha sertaneja.

O Amor pela gastronomia

A gastronomia entrou na minha vida por pura necessidade. Quando sai do interior para trabalhar na capital, então com 20 anos, me vi obrigado a ter que cozinhar, e fui buscar nas minhas raízes inspiração para os meus pratos. Então comecei a perceber essa magia: como é bom juntar ingredientes, combinar sabores e texturas. Percebi que a gastronomia é muito mais do que comer, é amor traduzido em forma de comida. Dali em diante nasceu uma paixão, que virou minha profissão. A curiosidade e o amor que nascia me fez buscar formação na área. Além da formação que hoje tenho, pesquiso bastante sobre a história da gastronomia no mundo, principalmente da Europa, trazendo a fusão das cozinhas europeias com a nordestina, deixando sempre a identidade do sertão nos meus pratos.

Por que e para quem foi criada a Gastronomia do Edil?

Após me formar, virei professor de gastronomia e senti a necessidade de levar meus conhecimentos a um número maior de pessoas. Criei um perfil no Instagram com o intuito de mostrar o talento dos meus alunos da faculdade. Mas o perfil cresceu, e passei a compartilhar pequenas aulas em forma de receita. Com a pandemia e isolamento, as pessoas acompanhavam o meu perfil fazendo com que fôssemos de 20 mil seguidores para 201 mil atualmente. Fico feliz de compartilhar essa linda arte com pessoas de todo mundo.

A gastronomia e o futuro

Quero abrir o espaço Edil Costa em outras cidades do Brasil, levar os meus cursos presenciais para outros estados e futuramente dar aula para brasileiros fora do Brasil.

Quer conhecer mais sobre a Gastronomia Edil Costa, visite:

@gastronomia_edilcosta (Instagram)

@espacoedilcosta (Instagram)

gastronomiaedilcosta (Youtube)

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.