Especialista explica a importância de contar com um contrato de performance para eficiência energética

0

Segundo a CEO da Zinng, fintech de energia, é possível aumentar a faixa de rentabilidade do negócio por meio de estratégias simples que melhorem a utilização dos recursos

São muitas as questões que estão levando as empresas a refletirem cada vez mais sobre suas práticas voltadas para eficiência energética: primeiro, em função da redução de custos e consequente competitividade; segundo, pela incerteza da disponibilidade de energia e também por restrições ambientais.

“A eficiência energética ganha cada vez mais importância no setor comercial, industrial e público”, afirma Viviane Cabral, CEO da Zinng, fintech brasileira de energia. Ela explica que o governo criou o Programa de Eficiência Energética no ano de 2000, por meio do qual as concessionárias de distribuição de energia elétrica devem investir anualmente 0,50% da sua receita operacional líquida em projetos de eficiência energética.

O objetivo do programa é promover o uso eficiente da energia elétrica nos diversos setores da economia, realizando projetos que demonstrem a importância e a viabilidade econômica de ações de combate ao desperdício. Mas para atender às exigências e atingir este resultado, as empresas precisam implementar conceitos de melhoria contínua, administração da utilização e confiabilidade. “É fundamental implementar um plano voltado para a Gestão de Energia, que inclua diagnósticos energéticos, ou seja, que demonstrem onde é possível melhorar a performance”, explica a executiva.

Ela lembra que, atualmente, no mercado, muitas empresas oferecem serviços para esta finalidade. Na Zinng, por exemplo, existe o Programa de Eficiência Energética Zinng, que facilita que as empresas deem prioridade às soluções de baixo investimento e alto retorno, reduzindo custos operacionais e o consumo de energia e de água, garantindo mais sustentabilidade aos seus processos energéticos.

“É possível aumentar a faixa de rentabilidade do negócio por meio de estratégias simples que melhorem a utilização dos recursos. Com as tarifas de energia cada vez mais altas devido aos grandes custos de geração e distribuição, planejar seu uso de forma adequada e buscar a eficiência energética, pode trazer um impacto significativo em uma empresa”, diz Viviane. 

Entre as medidas que podem ser tomadas dentro de programas como os da Zinng, estão a modernização de equipamentos, a instalação de uma usina de energia solar, conscientização dos colaboradores e planejamento adequado.A garantia do programa é a própria economia de energia do cliente, onde a Zinng apenas é remunerada com a comprovação da economia de energia projetada. “Usamos a economia de energia prevista do cliente como forma de eliminar completamente o risco de um alto investimento sem a garantia de performance esperada pelo cliente”, ”, finaliza ela.

Sobre a Zinng Tech

Com mais de 10 anos de mercado atuando na área de eficiência energética e energia renovável, a Zinng tem como propósito proporcionar aos seus clientes a economia expressiva de utilities (energia elétrica, água e gás) mantendo o conforto e a qualidade. A empresa atua junto a setores públicos e privados atendendo a empresas de médio e grande porte. Para saber mais, acesse: https://zinng.tech/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.