Curta-metragem apresenta literatura através das artes plásticas

0

Documentário apresenta literatura através das artes plásticas

 O curta-metragem “SonetILUSTRA – Transmutação“, que conta com a idealização e curadoria de Eduardo Maciel e Robson Sark, já tem data para seu tão esperado lançamento! Ele acontecerá no dia 8 de junho, às 14h, no Instagram do Edu, o @eduardomacielartes.

documentário faz parte do projeto literário da marca “Eduardo Maciel Artes” em prol do resgate cultural dos sonetos na literatura poética contemporânea. Serão 7 livros no projeto. No terceiro livro, homônimo ao curta, os sonetos se articularam com ilustrações, e, findo o ciclo de lançamento do livro, chegou a hora de ceder o protagonismo à linguagem que veio conversar com os sonetos através da arte do multitalentoso artista plástico Robson Sark.

“O jogo, entre as representações artísticas apresentadas, é como usar o soneto para ilustrar o desenho, que por sua vez ilustra o soneto. Do soneto para o desenho e do desenho para a dramatização daquele soneto que inspirou o desenho.” Explica Eduardo Maciel.

O filme é uma sequência artística com metailustração poética, transformada em curta, com o intuito de desnudar, não apenas o processo criativo do ilustrador para esse trabalho, mas também todas as dificuldades e fragilidades, bem como potencialidades, da produção desse tipo de arte no Brasil.

Como tudo o que o, artista plural, Eduardo Maciel toca vira ouro, o curta-metragem “SonetILUSTRA – Transmutação” se apresenta no cenário cultural nacional com a inovação necessária para se tornar destaque em sua categoria.  

Sobre os artistas

Robson Sark é um multiartista das artes visuais. Desenhos e ilustrações? Ele faz. Grafitar fachadas e muros? Ele faz. Tatuar? Sim, também. Customiza objetos? Com certeza! Óleo sobre tela? Temos! Adesivos polinizadores? Bora!

Ah, só faltava dizer que ele também faz oficinas de arte para crianças… Pois é. Ele faz também! Robson expande sua arte, divide seu amor, ensina e cria! Ele sempre cria! Nada se perde em suas mãos. A arte, seja ela qual for, é a extensão de sua alma.

Eduardo Maciel é gestor cultural e um artista plural. Ele é cantor, compositor, artista circense com malabares de fita, fotógrafo, diretor de fotografia, fiscal de set de filmagem audiovisual (locações externas), diretor de teatro, colunista, escritor contista e poeta sonetista. E aqui, como poeta sonetista, que a alquimia vem acontecendo de forma singular, com um projeto de lançamento de sete livros promovendo o resgate cultural das 20 diversas formas de soneto já catalogadas. O resgate cultural desse tipo poético é feito através da interlocução entre sonetos e outras formas de arte, através dos livros “SonetATO”, “SonetIMAGEM” e “SonetILUSTRA” (livro que foi vencedor do Prêmio Troféu Literatura 2020 como melhor livro de poesia do Brasil e o Prêmio FeLiNa – Festival do Livro Nacional – como melhor livro do ano de 2020), os três primeiros da série de 7 obras (4 ainda serão lançadas). Curador e fotógrafo da exposição de fotografias “EXPO SonetIMAGEM” e diretor da curta-metragem documental de artes visuais “SonetILUSTRA – Transmutação”. 

Ficha técnica:

Idealização e Curadoria: Eduardo Maciel e Robson Sark

Protagonismo: Robson Sark

Produção: Rodrigo Rozendo (RZDCOM)

Direção: Eduardo Maciel e Rodrigo Rozendo

Apoio Criativo: Maria Fernanda Mocelin

Comunicação: Roberta de Souza (Gaia Assessoria de Comunicação)

www.eduardomacielartes.com.br

@eduardomacielartes

@sark_tsss

@rzdcom

@mariafernandamocelin

@gaiasscomunicacao

#SonetILUSTRA #EduardoMaciel #RobsonSark #CurtaMetragem #Lançamento #Livro #Literatura #Soneto # Leitores #ArtesPlásticas #Poesia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.