Curso para agente comunitário: saiba como funciona

0

Cada vez mais as pessoas vêm tentando se realocar no mercado de trabalho, e na mesma pegada, algumas pessoas vêm buscando seu primeiro emprego. E nessa disputa por vagas as pessoas estão cada vez mais de olho nos trabalhos que estão com mais vagas abertas por algum motivo.

E uma das áreas que mais está tendo um crescimento de procura por vagas é a de agente comunitário. Com o crescimento da procura por essa vaga, as pessoas estão cada vez mais procurando entender como adentrar nesse ramo, como ter a chance de trabalhar, onde trabalha e o que exatamente esse tipo profissional faz.

E para ajudar essas pessoas nessa procura, hoje nós vamos dizer exatamente como funciona para você se formar um agente comunitário, onde você vai conseguir trabalhar, qual a média salarial e tudo em geral sobre essa profissão.

O que é preciso para trabalhar na área?

Como esse é um cargo que geralmente trabalha no setor público, os profissionais tendem a ser contratados através de processos seletivos e concursos públicos, que são organizados pelos órgãos federais ou estaduais.

O curso agente comunitário de saúde existe, mas também é exigido que o profissional tenha ensino médio completo, além é claro de ter obrigatoriamente de residir na mesma cidade em que vai trabalhar, ou pelo menos fazer isso desde a data em que o edital em questão for publicado

Vale lembrar ainda que existem exceções previstas em leis para trabalhadores que tenham apenas o ensino fundamental completo, mas para isso é necessário que não exista nenhum outro candidato no processo seletivo ou concurso que tenha o ensino médio completo. E caso a pessoa com apenas o fundamental seja aprovado, ele vai ter a obrigação de concluir o ensino médio em até 3 anos contando do dia que o trabalho se iniciou.

Mas é claro que esse tipo de vaga existir acaba sendo algo mais difícil de se ver, já que se existe apenas uma vaga por exemplo, a pessoa com apenas o fundamental completo vai perder a vaga para qualquer um que tenha o ensino médio completo, mas ainda assim pode acontecer e é legalmente possível.

Mas o que faz um agente comunitário?

Também conhecido como agente de saúde, ele é o profissional que trabalha com atividades preventivas à saúde da população, sempre indo de acordo com as estratégias traçadas pelo órgão onde trabalha, e como já dito, quase sempre na prefeitura.

Essas atividades podem ocorrer tanto em comunidades quanto também em domicílios, sendo tudo decidido pelo SUS, o Sistema Único de saúde, e baseado na posição dele, ele faz visitas em casas a fim de identificar pessoas com problemas de saúde e depois as encaminhar para a unidade de saúde devida. Nessas visitas eles também costumam entrar nos domicílios para conscientizar e ajudar em alguma questão de saúde pública, como por exemplo, o combate ao foco de mosquitos da dengue.

Inclusive, trabalhar no combate à dengue é uma das funções mais tradicionais do agente de saúde, sempre colocado em campanhas para ajudar a acabar com a proliferação de vetores que possam causar problemas mais sérios na cidade, como focos grandes que podem causar uma epidemia.

Além disso, parte do trabalho desse profissional também é fazer o acompanhamento de pessoas dependentes de químicos, idosos, grávidas, lactantes e pessoas dependentes de atendimento psíquico.

Quanto ganha um agente comunitário?

O salário empresa é uma das grandes dúvidas de quem está pensando em perseguir um cargo, e o salário do agente pode variar um pouco entre 1200 e 1500, tendo a sua média em 1400 reais.

Detalhes geral sobre o cargo

A vaga para esse tipo de profissional tem crescido bastante, e promete crescer ainda mais graças aos efeitos da pandemia que o país está enfrentando, muito por conta da necessidade de estabilizar os sistemas de saúde.

Outro ponto que vai fazer com que mais vagas para essa área surjam, é o fato do país passar por um problema sério na área da dengue, e como essa é uma das maiores áreas de atuação desse tipo de profissional, mais vagas para concursos e para processos seletivos devem ser abertas com o tempo.

Por conta disso, cada vez mais pessoas têm procurado esse tipo de emprego, e o fato de existirem cursos acessíveis para os profissionais, além do fato de que o ensino médio é o exigido, faz com que essa seja uma vaga acessível para as pessoas.

Além do mais, existem dados que dizem que muitas pessoas que trabalham nessa área mais tarde acabam seguindo outras funções na mesma área, como procurar formação em enfermagem, por exemplo.

Dessa forma é considerado um ótimo ramo para se trabalhar atualmente, principalmente para quem quer seguir outros ramos da mesma área em algum momento mais tarde em sua vida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.