Como falar inglês pode te ajudar a conseguir um emprego melhor

0

Hoje o mercado de trabalho está mais concorrido do que nunca, com pessoas cada vez mais tentando elevar seu círculo para poder conseguir os melhores cargos e as melhores posições nas empresas.

Porém, nem todas as pessoas sabem qual a melhor forma de conseguir a sua vaga em uma grande empresa o que acaba fazendo com que elas percam oportunidades, porque apesar de existirem diferentes empresas de diferentes segmentos e em diferentes ramos, existe uma coisa que toda a empresa procura em um funcionário, uma única coisa que se você tiver, você vai ter vantagem em absolutamente qualquer empresa não importa qual o ramo dela, que é o inglês.

O inglês se tornou a segunda língua do mundo, e sempre que uma negociação internacional vai acontecer fora do país, inglês é a língua falada. Mas mais do que isso, tudo acontece em inglês hoje, seja para comprar coisas para a empresa, fazer negócios em geral ou o que quer que seja.

Se você não tem um bom inglês você automaticamente está colocando uma limitação na área profissional, e vai sempre ficar para trás quando você tiver concorrentes que falem a língua da rainha.

Existem empregos em que a pessoa pode ganhar até 60% a mais se conseguir ter domínio sobre o inglês.

E se você acha que é difícil aprender inglês, ou que não é algo acessível, hoje existem diversas maneiras diferentes e baratas de aprender inglês, de videoaulas na internet, ver filmes online, pequenos cursos, falar inglês através do português e várias outras maneiras.

Então para ajudar na sua conscientização do porquê o inglês pode ser tão importante para sua vida profissional, hoje vamos listar aqui alguns dos motivos do porquê o inglês tem o poder de te ajudar a conseguir um emprego melhor.

Ser importante dentro da empresa

Vamos supor que você entre em uma empresa sem estar em um cargo tão alto assim. Você vai ter que escalar a montanha enquanto lá dentro, e tem algumas coisas que vão tornar o seu caminho menos tortuoso. 

O inglês tem justamente essa função, se você trabalhar em uma empresa aonde os outros funcionários não levem o inglês tão a sério também, você automaticamente tem uma vantagem sobre todos eles, e sempre que o inglês for necessário você vai passar a ser solicitado, o que vai atrair os olhos da empresa diretamente para você, fazendo assim com que você automaticamente atraia a atenção de todos os seus superiores, e por conta disso você vai ser o primeiro da lista para possíveis promoções.

Cargos que se utilizam do inglês a todo momento

No primeiro exemplo falamos de algum cargo que eventualmente use o inglês, agora vamos falar de cargos onde sem inglês, você não consegue dar dois passos.

Existem diversas profissões que necessitam do inglês básico pelo menos para que você consiga executar totalmente a sua função, sem sofrimento para não ficar perdido com certas situações.

Alguns exemplos são:

  • Marketing – Já que muitas campanhas podem ser contratadas por empresas de fora, além de ter vários termos em inglês
  • Jornalismo – principalmente se você pretende ser um correspondente
  • Áreas da ciência em geral – Já que artigos científicos estão sempre em inglês, e muita coisa que você vai aprender vai termos em inglês e se você quer estudar e seguir evoluindo, vai ser necessário.
  • Áreas de programação e desenvolvimento – Se você vai trabalhar com informática seja como for, você definitivamente precisa saber inglês, já que você vai trabalhar também com as linguagens digitais e muita coisa vai acabar estando em inglês.
  • Turismo – Porque não importa qual turista você tenha que conversar, se ele não fala a sua língua, a próxima língua que ele vai tentar falar com você vai ser justamente o inglês, então você precisa estar pronto.

Os maiores cargos dentro de empresas falam inglês

É importante se atentar para uma coisa: todos os cargos altos dentro das maiores empresas do Brasil falam inglês, por quê? Porque é uma exigência da própria empresa. Empresas grandes querem ter funcionários que possam sentir que vão se virar em uma conversa com algum cliente internacional quando o momento de fazer isso chegar.

Diferente do outro exemplo que demos de empresas que um funcionário falar inglês é o diferencial, existem aquelas onde falar inglês é a obrigação, e sem isso você nem contratado é.

Obviamente que empresas que chegam nesse nível de exigência no círculo certamente compensam isso com altos salários, já que os funcionários sempre vão estar envolvidos com projetos grandes.

E os grandes projetos de uma empresa sempre envolvem alguém de fora do país de alguma forma, seja parceria, seja uma compra ou venda, seja uma negociação em andamento que ainda vai existir muito diálogo entre as partes.

Basicamente, aprender inglês vai te fazer ter vantagens em algumas empresas, mas também vai te fazer estar no padrão de exigência de algumas outras, então de qualquer forma, a língua é fundamental.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.