Cemitérios Tradicionais de BH
A capital de Minas Gerais é repleta de história e cultura, e os cemitérios tradicionais de BH são um dos mais famosos do Brasil, não só pela grandiosidade dos locais, como as personalidades que ali estão depositadas.
Atualmente, Belo Horizonte conta com quatro cemitérios públicos: o Cemitério da Paz, o Cemitério da Saudade, o cemitério do Bonfim e o Cemitério da Consolação. Todos eles recebem coroa de flores.
Vamos começar falando do Cemitério da Paz, a maior necrópole da cidade com 289.000 m2, construído em 1967 e que possui uma configuração moderna de cemitério parque da cidade, com um total de 381, segundo dados atualizados em janeiro/2019.
Já o Cemitério da Saudade, é a segunda necrópole mais antiga de Belo Horizonte com 188.000m2, construído em 1942, para abrigar a população carente da cidade que desejava obter um jazigo perpétuo, mas não tinha acesso ao imponente Cemitério do Bonfim.
E por falar em Cemitério do Bonfim, ele também entra na lista dos cemitérios tradicionais de BH, construído e inaugurado na mesma época que a capital mineira (em 8 de fevereiro de 1897), pela Comissão Construtora da Nova Capital, o Cemitério do Bonfim.
O traçado arquitetônico do cemitério obedece ao traçado geométrico da cidade. É composto por 54 quadras, divididas entre duas alamedas principais e diversas ruas secundárias, sendo local fonte de pesquisa de vários profissionais, devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus.
Para fechar, o Cemitério da Consolação, menor e mais recente necrópole da cidade, foi construído em 1979 e possui uma das configurações mais modernas de cemitério parque de Belo Horizonte. Dos seus 69 mil m2, 90% são áreas gramadas.