Assessor de carreiras Evandro Gazzola revela como se destacar como influenciador

De acordo com o expert, é preciso unir originalidade, conhecimento e disciplina para se destacar no mercado

Os influenciadores digitais estão entre a categoria de profissionais que mais cresce no país. Segundo levantamento da empresa de informação germânico-americana, a Nielsen Media Research, o Brasil possui cerca de 500 mil influenciadores digitais.

O estudo considerou como influenciadores as personalidades que possuem acima de 10 mil seguidores e que geram receita com publicidade em mídias sociais como Instagram, YouTube e TikTok. Além de revelar um mercado receptivo para pessoas das mais diferentes classes sociais, os dados ressaltam que se destacar em meio a essa verdadeira multidão pode não ser uma tarefa tão fácil quanto parece.

Há 10 anos no mercado, Evandro Gazzola faz a ponte entre influenciadores emergentes, agências de marketing e produtoras artísticas. Segundo ele, para grande parte do público, os maiores influenciadores digitais do país surgiram de uma hora para outra — entretanto, essa é a realidade de uma pequena parte desses profissionais.

Para Evandro, o segredo para a autoridade dessas figuras públicas da era digital está em dois fatores: foco e constância. “É necessário traçar uma meta, ter um objetivo claro, tanto a médio quanto a longo prazo. Fenômenos não são a regra, são a exceção, por isso, a disciplina em criar conteúdo e construir uma influência que não é volátil é um obstáculo a ser superado. A publicidade é hoje uma das principais fontes de receita dos influenciadores, ou seja, sem uma influência sólida, é muito difícil rentabilizar os seguidores e o mais importante, manter isso a longo prazo”, pontua.

Planejamento

De acordo com o assessor de carreiras, apesar da surpresa das pessoas em descobrir que nomes como Bianca Andrade, empresária e influenciadora digital, ou a tiktoker Vanessa Lopes, possuem um cronograma de conteúdos e metas de postagens, essa é uma das melhores maneiras de encarar o trabalho de influenciador digital.

“Assim como em qualquer emprego ou marca, os responsáveis devem se preocupar em entregar o melhor possível, com base em um planejamento que permita que ele visualize o que precisa fazer para potencializar o negócio, que nesse caso é sua própria imagem. Criatividade e talento destacam um influenciador? Sem dúvidas, mas é a disciplina e o comprometimento que vai separar quem consegue monetizar os conteúdos e quem não”, analisa.

Apesar de pequenos influenciadores começarem a produzir conteúdos com base na afinidade com determinados assuntos, Evandro Gazzola pontua também que se especializar no seu nicho de atuação e buscar expandir os conhecimentos e as estratégias é outra dica para se destacar. “Ao tomar como exemplo a influenciadora Vanessa Lopes, que monetiza as redes sociais com base nas famosas ‘dancinhas’, é preciso analisar que a sagacidade dela está além de ter talento para a dança, mas para o fato de que ela treina e estuda essa arte, o que a ajuda a se destacar”, exemplifica.

Diversifique

A sociedade atual é transmídia, ou seja, transita entre as mais diferentes redes sociais e meios de comunicação. Para Gazzola, um influenciador com notoriedade deve atuar nas mais diferentes frentes, diversificando o conteúdo, o público e também suas habilidades. 

“A visibilidade dos influenciadores digitais está sendo requisitada nas mais diferentes áreas. Como exemplo, podemos ver os trabalhos como modelo. No último São Paulo Fashion Week, diversos influenciadores foram convidados a desfilar. Isso, no entanto, não é uma tendência apenas aqui no Brasil, mas como em todo mundo. Sem contar que as campanhas publicitárias necessitam dessas habilidade”, destaca.

A atuação é uma área que o influenciador pode se especializar. Como exemplo, Evandro cita o novo papel de Jade Picon na novela Travessia, que ocupará o horário nobre da Globo. 

“Tanto no caso da atuação como modelo, seja fotográfica ou de passarela, como nos trabalhos como ator ou atriz, é necessário que o influenciador busque conhecimentos para se especializar na área. Existem cursos de modelo e passarela, bem como teatro, que podem introduzir os influenciadores nestas áreas de forma profissional e podem ser concluídos em poucos meses”, pontua o assessor de carreiras.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.