A diferença entre crescer e ter sustentabilidade

0

O desenvolvimento de uma empresa não a torna por si só um negócio sustentável. Em diversos casos, é o oposto, este desenvolvimento causa desequilíbrio e pode comprometer o futuro do negócio. Quando o crescimento é resultante apenas de fatores externos e, portanto, incontroláveis, sem a contrapartida do planejamento empresarial articulado com o ambiente externo, a empresa corre enorme. Todo crescimento solicita mais capital, horas de trabalho, enfim, mais fornecedores e para que ocorra de forma sustentável algumas ferramentas são importantes.
A seguir, separamos algumas delas:

• Plano de Negócios
Um plano de negócios deve conter todas as estratégias/ objetivos que levam ao crescimento da empresa. Além de orientar ações e tarefas, também é base para revisão e alteração, caso isto seja necessário. Nele devem constar também as principais atividades, o público-alvo e os objetivos a curto, médio e longo prazo.

• Processos e ferramentas de gestão

Para que suas estratégias tenham bons resultados e levem a um crescimento sustentável, os processos internos precisam ser aperfeiçoados. Para isso, o primeiro passo é investir em mão de obra qualificada e tecnologia adequada. Dessa forma o fluxo de trabalho, os colaboradores, as ferramentas e os equipamentos estarão em perfeito funcionamento e sinergia.

• Gestão financeira
Quanto mais dinheiro mais clientes, certo? Nem sempre… Saiba que a quantidade de clientes não significa, necessariamente, saldo positivo em caixa. O controle das finanças é que garantirá isto. E caso tenha dúvidas de como gerir suas finanças, procure o apoio de um especialista.

• Cultura corporativa
A expansão do seu negócio não depende somente de sua vontade, é preciso que todos os seus colaboradores tenham o mesmo propósito. Por isso, é importante criar cultura corporativa focada na expansão contínua da empresa. É preciso motivar e incentivar, sempre, todos (do porteiro aos diretores) para que tenham o mesmo objetivo.

Os tópicos destacados acima podem ajudar você a começar um processo sustentável de crescimento, contudo, há outros. Pesquise, se informe e aprenda a conhecer os instrumentos de gestão que vão ajudar você nesta tarefa! Boa sorte.
Autora: Silvia Sanches especialista em transformação comportamental

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.