4 dicas para cuidar da sua saúde bucal durante o verão

0

O fundador da IRio Odontologia comenta sobre os cuidados que devem ser tomados
Com o calor vem a vontade de consumir sorvete, açaí, aquele refrigerante bem geladinho, entre tantas outras bebidas e comidas que dão uma sensação de refrescância durante esse período de temperaturas altas. Mas o constante consumo desses alimentos requer uma atenção redobrada para evitar futuros problemas na saúde do seu dente.

Há um aumento dos casos de cárie e erosão ácida por conta de alimentos que possuem um alto índice de açúcar, por exemplo, o picolé, durante o verão, já que o consumo dispara para quem está tentando arranjar formas de amenizar o calor

Para ajudar a evitar que essas doenças aconteçam, o Dr. Márcio Ramos, dentista e fundador da IRio Odontologia, uma franquia com mais de 10 unidades, dá dicas para manter os cuidados com a sua saúde bucal.

1 – Cuidado com o alimento cítrico!
Um suco de laranja natural caiu muito bem durante o verão, mas merece uma atenção maior por conta do seu alto índice de acidez. “A laranja, o limão, frutas cítricas possuem uma ação corrosiva potente, e consequentemente, o esmalte natural que há em cada dente pode sofrer danos, provocando a sensibilidade. É indicado o consumo de água após o consumo dessas frutas e sucos, para restabelecer pH bucal, evitando que ocorra um desgaste ainda maior”, alerta o Dr. Márcio Ramos.

2 – A cervejinha pode ser sua inimiga
Não é novidade que o álcool nos desidrata quando há uma grande ingestão dele, e a sua consequência na saúde bucal é: a diminuição de produção de saliva. O Dr Márcio Ramos alerta a importância de se hidratar, bebendo água constantemente.

3– Carregue um kit higiênico na bolsa
“Na verdade, essa dica vale para qualquer época do ano, mas como no verão é de costume que passe mais tempo fora de casa, esse cuidado deve ser maior. Colocar o fio dental, a escova e a pasta de dente, e, se preferir, um enxaguante bucal, dentro de uma necessaire é essencial para evitar que a cárie e a erosão ácida”, indica o dentista.

4– Está fora de casa e sem escova de dente? Faça um bochecho
“Não é 100% eficaz, mas, com certeza, já é uma ajuda para quem esqueceu a escova de dente em casa, ainda mais para quem consumiu açaí ou sorvete de chocolate, por exemplo, são geladinhos escuros e que podem até manchar o dente, além de trazer cárie ao paciente. Por conta disso, o bochecho é recomendado”, afirma o doutor.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.